Profissão: Embriologista.

11 de setembro de 2019

Compartilhar

A Embriologia Clínica é uma especialização da área da saúde relativamente nova, com todo respeito aos que tentaram antes, consideremos a existência dessa área a partir do momento em que se conseguiu o primeiro caso de sucesso no mundo utilizando-se técnicas de Fertilização in vitro. Pelo advento dessa técnica e o nascimento de Louise Brown em 1971, primeira bebê nascida no mundo, iniciou-se a corrida pelo aprimoramento das técnicas e surgia assim uma nova especialização na saúde.


Pelo aprimoramento das técnicas e padronização de protocolos, a Fertilização in vitro deixou de ser instrumento experimental e logo começaram a surgir Clínicas de Fertilização privadas necessitando assim de profissionais com competência no âmbito Clínico e laboratorial.


No Brasil, até o presente momento, a Embriologia ainda não é uma profissão regulamentada, ou seja, não há um curso superior específico devidamente reconhecido para a formação de profissionais desta área. Entretanto, para se tornar Embriologista é necessário que tenha realizado qualquer curso na área da saúde e tenha realizado comprovadamente cursos que lhe capacitem a atuar no laboratório seja eles de pós-graduação ou cursos práticos de capacitação técnica adicionalmente.


Uma pesquisa realizada pela Associação de Embriologistas – PRÓNUCLEO identificou o perfil dos profissionais Embriologistas atuantes no Brasil.
Tornar-se Embriologista é um desafio ainda, por ser uma área restrita, com alto valor agregado financeiro e de responsabilidade técnica as oportunidades de estágio e emprego são limitadas, com isso há uma carência de novos profissionais pois muitos desistem no caminho. É fundamental para os interessados em se tornarem embriologistas que estejam preparados tecnicamente quando a oportunidade surgir.


O caminho para tornar-se Embriologista é relativamente longo porém compensador. É uma área reconhecida financeiramente comparada a outras áreas da saúde e a melhor das recompensas obtemos em nosso dia-a-dia a cada resultado positivo que é alcançado.


Há um projeto em andamento através do PRONÚCLEO que visa regulamentar a profissão e também criar processos de qualificação e certificação de embriologistas o que permitirá dentro de pouco tempo melhor padronização de cargos e salários e também facilitará o ingresso e formação de novos profissionais.

Recomendados para você


Tempo de Acesso 365 dias
5,0 rating
Análise Morfológica de Oócitos e Embriões na Prática

Tempo de Acesso 365 dias
Novos conceitos e Biotécnicas em Reprodução Assistida